Lounge

Bem-Vindos!

Os Garra formaram-se em inícios de 2007, tendo aberto as hostilidades nos palcos nacionais a 27 de Março do mesmo ano.

Com uma coesão e coerência musicais crescentes, apresentam-se neste momento como uma das mais sólidas apostas no rock nacional produzido e interpretado em Português e Inglês.

Entrem e desfrutem. O resto é Rock n' Roll :-)

sábado, 5 de fevereiro de 2011

HISTORIAL

Saudações rockeiras a todos!

Para primeiro "post" deste blogue dedicado aos Garra pareceu-me conveniente publicar uma pequena súmula cronológica e retrospectiva dos momentos mais significativos da carreira da banda.

Formados embrionariamente a partir do núcleo sobrevivente dos à data extintos Sik Of Sin, em inícios de 2007, Costa (baixo e voz) e Henry (guitarra ritmo) decidem chamar até si Rio, companheiro e cúmplice de anteriores andanças musicais, para assumir funções na bateria. Poucas semanas volvidas, Mané (guitarra solo) junta-se à formação, fechando deste modo a estrutura inicial que teve a sua estreia em palco a 27 de Março de 2007, na primeira eliminatória da primeira edição do "Sunday Starters Lounge", concurso/iniciativa destinado(a) de/a bandas em início de carreira, na Colectividade de Vendedores de Jornais, em Santos, Lisboa.

A estreia em palcos nacionais foi promissora, visto que resultou num brilhante 2º lugar na final do respectivo concurso, após três eliminatórias (entre Março e Julho) exemplares nas suas prestações ao vivo - algo abertamente reconhecido pelo júri do evento. O 2º lugar possibilitou-lhes a gravação de dois temas originais ("Devil's Blues" e "Fast Food & Paper Napkins") que figurariam na colectânea alusiva aos finalistas do concurso. E assim aconteceu, em Julho de 2007, constituindo-se como os primeiros registos da banda em disco.

Após vários meses de ausência dos palcos, pautados pelos habituais ensaios, regressam às actuações ao vivo no Muralhas Bar, em Alcabideche, em Fevereiro de 2008, num concerto partilhado com mais três bandas nacionais, a saber: Karma On Mute, Sobressaltos e Snow Crackers.

Volvido um mês, os Garra atingem o primeiro ano de existência, efemeridade que foi condignamente celebrada com um concerto de aniversário no local do primeiro crime em palco, nomeadamente, a Colectividade de Vendedores de Jornais. Este verdadeiro encontro de amigos teve igualmente a presença em palco do Bando à Margem (do qual Mané era à data membro integrante) e dos Epifania, os quais tiveram a seu cargo as expensas da primeira parte do concerto.

Segue-se novo período de ausência dos palcos, até que em Outubro voltam ao activo nas festas da Associação de Estudantes da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, concerto integrado na recepção ao caloiro do estabelecimento de ensino em início de ano lectivo. O entusiasmo do público durante a actuação foi contagiante e deveras perceptível.

Em Dezembro actuam em pleno Terreiro do Paço, numa iniciativa integrada na primeira edição da Corrida de São Silvestre (prova de atletismo) em Lisboa.

Em Fevereiro de 2009 participam, mais uma vez, num concurso destinado a promover bandas nacionais em início de carreira. Intitulado "Angel's Acústico", teve lugar no Angel's Bar, em Carcavelos. As três eliminatórias e respectiva final até Abril, tendo os Garra ficado classificados em 2º lugar na final, arrecadando o maior número de votos do público, vencendo portanto nessa categoria. As actuações pautaram-se por um carácter mais íntimo, tão característico do formato "unplugged", o que permitiu uma exploração mais ecléctica da sua sonoridade, já de si sobejamente rica.

Deste modo atingem os Garra o seu segundo aniversário, o qual foi celebrado com um concerto em nome próprio no Incógnito Bar, em Santos, Lisboa. Regista-se novo encontro de amigos, devidamente acompanhado de uma efusiva prestação em palco por parte dos aniversariantes.

Abril é a data da entrada de Sílvia como vocalista feminina da banda, assumindo assim a actual formação de quinteto. A princípio, não de forma oficial (com actuações pontuais nas eliminatórias e final do "Angel's Acústico", visto a sua voz predispor-se na perfeição ao formato do evento), mas gradualmente integrando-se de forma natural e espontânea na banda. A inclusão de uma segunda voz veio conferir à música dos Garra uma sonoridade mais melódica e simultaneamente poderosa. Sem dúvida, um valor acrescido que foi bem conjugado com a música produzida pelos quatro rapazes.

Em Setembro voltam a actuar, desta vez em nome próprio, no Angel's Bar - iniciativa resultante do 2º lugar alcançado no "Angel's Acústico". Sonoridade mais madura e coesa pautou o primeiro concerto oficial de Sílvia pelos Garra.

No mês seguinte nova actuação, desta vez em Rio Maior, constituindo-se como o regresso a um palco e público deveras efusivos. Integrado na iniciativa "Pobreza Zero", causa social abraçada e promovida pela Associação de Estudantes da faculdade local, estiveram mais uma vez à altura das expectativas, algo que pôde ser sobejamente comprovado pela participação entusiasta do público durante a actuação.

Entre Novembro e Dezembro participam em mais um concurso, novamente no Angel's Bar, desta vez denominado "Angel's Eléctrico". As prestações ao longo de três eliminatórias e respectiva final num novo 2º lugar e, mais uma vez, o 1º lugar do público.

O ano de 2010 trouxe a gravação da primeira "demo" da banda. Singelamente baptizada de "Demo 2010", foi gravada entre Janeiro e Março, apresentando seis temas no seu alinhamento, a saber: "Show Me All the Way", "Songs Waiting For the End", "Fighting Myself", "Rumo", "Escape" e uma nova versão de "Fast Food & Paper Napkins" (desta vez a duas vozes).

Em Junho regista-se novo regresso aos palcos com um concerto em Manique de Cima, Sintra, actuação integrada nas comemorações dos 35 anos do grupo desportivo e recreativo local.

Neste mesmo mês é gravado o primeiro videoclip oficial da banda, recaindo a escolha do tema sobre "Songs Waiting For the End".

Entre Agosto e Outubro participam em novo concurso para promoção de bandas em início de carreira, desta vez o "Battle Of the Bands", iniciativa que decorreu no bar/discoteca Renhau Nhau, na Costa da Caparica. Actuações vigorosas e contagiantes, com  uma excelente presença e maturidade em palco, garantiram-lhes a presença na final do evento ao longo de três eliminatórias. Um brilhante e não menos honroso 2º lugar foi o saldo de mais uma participação, numa final emocionante e disputada ao limite.

O ano de 2011 reserva muita actividade em vista e prevista para os Garra. Cá estaremos para ver, ouvir e apreciar (como sempre)!

E o resto é Rock n' Roll :-)

1 comentário:

  1. Concordo plenamente...enquanto as pernas puderem...LoL ;) estarei sempre por lá para vos dar, AQUELA FORÇA!!!
    GaaaaaaaaaaaaaaaaarrrrrrrrrrrAAAAAAAAAAAAAA!!!!

    ResponderEliminar